Usando indicadores técnicos para desenvolver estratégias de negociação.
Indicadores, como médias móveis e Bollinger Bands®, são ferramentas de análise técnica baseadas na matemática que os traders e investidores usam para analisar o passado e prever tendências e padrões futuros de preços. Onde os fundamentalistas podem acompanhar relatórios econômicos e relatórios anuais, os traders técnicos contam com indicadores para ajudar a interpretar o mercado. O objetivo na utilização de indicadores é identificar oportunidades de negociação. Por exemplo, um cruzamento de média móvel geralmente prevê uma mudança de tendência. Neste caso, aplicar o indicador de média móvel a um gráfico de preços permite que os comerciantes identifiquem áreas em que a tendência pode mudar. A Figura 1 mostra um exemplo de um gráfico de preços com uma média móvel de 20 períodos.
As estratégias, por outro lado, freqüentemente empregam indicadores de maneira objetiva para determinar as regras de entrada, saída e / ou gestão comercial. Uma estratégia é um conjunto definitivo de regras que especifica as condições exatas sob as quais as negociações serão estabelecidas, gerenciadas e fechadas. As estratégias normalmente incluem o uso detalhado de indicadores ou, mais freqüentemente, vários indicadores, para estabelecer instâncias em que a atividade de negociação ocorrerá. (Aprofunde-se nas médias móveis. Leia Simples versus Médias Móveis Exponenciais.)
Embora este artigo não se concentre em nenhuma estratégia de negociação específica, ele serve como uma explicação de como os indicadores e estratégias são diferentes e como eles trabalham juntos para ajudar os analistas técnicos a identificar as configurações de negociação de alta probabilidade. (Para mais, confira Crie suas próprias estratégias de negociação.)
Um número crescente de indicadores técnicos está disponível para os comerciantes estudarem, incluindo aqueles de domínio público, como a média móvel ou o oscilador estocástico, assim como indicadores proprietários disponíveis comercialmente. Além disso, muitos traders desenvolvem seus próprios indicadores exclusivos, às vezes com a ajuda de um programador qualificado. A maioria dos indicadores tem variáveis definidas pelo usuário que permitem que os traders adaptem as principais informações, como o "período retrospectivo" (quantos dados históricos serão usados para formar os cálculos) para atender às suas necessidades.
Uma média móvel, por exemplo, é simplesmente uma média do preço de um título em um determinado período. O período de tempo é especificado no tipo de média móvel; por exemplo, uma média móvel de 50 dias. Essa média móvel fará a média dos 50 dias anteriores da atividade de preço, geralmente usando o preço de fechamento do título em seu cálculo (embora outros pontos de preço, como o aberto, alto ou baixo, possam ser usados). O usuário define o comprimento da média móvel, bem como o ponto de preço que será usado no cálculo. (Para saber mais, consulte nosso Tutorial de Médias Móveis.)
Uma estratégia é um conjunto de regras objetivas e absolutas, que definem quando um comerciante vai agir. Normalmente, as estratégias incluem filtros de comércio e gatilhos, ambos geralmente baseados em indicadores. Os filtros de negociação identificam as condições de configuração; Os gatilhos comerciais identificam exatamente quando uma determinada ação deve ser tomada. Um filtro de negociação, por exemplo, pode ser um preço que fechou acima da média móvel de 200 dias. Isso define o cenário para o gatilho de negociação, que é a condição real que leva o trader a agir - AKA, a linha na areia. Um acionador de negociação pode ser quando o preço atinge um tick acima da barra que violou a média móvel de 200 dias. A Figura 2 mostra uma estratégia utilizando uma média móvel de 20 períodos com confirmação do RSI. As entradas e saídas comerciais são ilustradas com pequenas setas pretas.
Para ser claro, uma estratégia não é simplesmente "Compre quando o preço se move acima da média móvel". Isso é muito evasivo e não fornece detalhes definitivos para a ação. Aqui estão alguns exemplos de perguntas que precisam ser respondidas para criar uma estratégia objetiva:
Que tipo de média móvel será usada, incluindo o comprimento e o ponto de preço a ser usado no cálculo? Até que ponto acima da média móvel o preço precisa se mover? A negociação deve ser feita assim que o preço se move a uma determinada distância acima da média móvel, no fechamento da barra ou na abertura da próxima barra? Que tipo de pedido será usado para colocar o negócio? Limite? Mercado? Quantos contratos ou ações serão negociados? Quais são as regras de gerenciamento de dinheiro? Quais são as regras de saída?
Todas essas questões devem ser respondidas para desenvolver um conjunto conciso de regras para formar uma estratégia.
Usando indicadores técnicos para desenvolver estratégias.
Um indicador não é uma estratégia de negociação. Um indicador pode ajudar os comerciantes a identificar as condições de mercado; Uma estratégia é o livro de regras de um negociante: como os indicadores são interpretados e aplicados a fim de fazer suposições fundamentadas sobre a atividade futura do mercado. Existem muitas categorias diferentes de ferramentas técnicas de negociação, incluindo indicadores de tendência, volume, volatilidade e momentum. Muitas vezes, os comerciantes usarão vários indicadores para formar uma estratégia, embora sejam recomendados diferentes tipos de indicadores ao usar mais de um. A utilização de três indicadores diferentes do mesmo tipo - momento, por exemplo - resulta na contagem múltipla da mesma informação, um termo estatístico referido como multicolinearidade. A multicolinearidade deve ser evitada, pois produz resultados redundantes e pode fazer com que outras variáveis pareçam menos importantes. Em vez disso, os comerciantes devem selecionar indicadores de diferentes categorias, como um indicador de momento e um indicador de tendência. Freqüentemente, um dos indicadores é usado para confirmação; isto é, para confirmar que outro indicador está produzindo um sinal preciso. (Para saber mais, consulte Princípios Básicos de Regressão para Análise de Negócios.)
Uma estratégia de média móvel, por exemplo, pode empregar o uso de um indicador de momento para confirmação de que o sinal de negociação é válido. Um indicador de momentum é o Índice de Força Relativa (RSI), que compara a mudança de preço médio dos períodos de avanço com a mudança de preço médio dos períodos de declínio. Como outros indicadores técnicos, o RSI tem entradas variáveis definidas pelo usuário, incluindo a determinação de quais níveis representarão condições de sobrecompra e sobrevenda. O RSI, portanto, pode ser usado para confirmar quaisquer sinais produzidos pela média móvel. Sinais opostos podem indicar que o sinal é menos confiável e que o comércio deve ser evitado.
Cada combinação de indicador e indicador requer pesquisa para determinar a aplicação mais adequada em relação ao estilo do trader e tolerância ao risco. Uma vantagem de quantificar as regras de negociação em uma estratégia é que ela permite que os operadores apliquem a estratégia a dados históricos para avaliar como a estratégia teria sido realizada no passado, um processo conhecido como backtesting. É claro que isso não garante resultados futuros, mas certamente pode ajudar no desenvolvimento de uma estratégia comercial lucrativa. (Saiba mais sobre os benefícios e desvantagens do backtesting. Leia o teste de backtesting e o teste de encaminhamento: A importância da correlação.)
Independentemente de quais indicadores são usados, uma estratégia deve identificar exatamente como os indicadores serão interpretados e precisamente quais ações serão tomadas. Indicadores são ferramentas que os comerciantes usam para desenvolver estratégias; eles não criam sinais de negociação por conta própria. Qualquer ambiguidade pode causar problemas.
Escolhendo indicadores para desenvolver uma estratégia.
Que tipo de indicador um comerciante usa para desenvolver uma estratégia depende do tipo de estratégia que ele ou ela pretende construir. Isto está relacionado ao estilo de negociação e tolerância ao risco. Um operador que busca movimentos de longo prazo com grandes lucros pode se concentrar em uma estratégia de acompanhamento de tendências e, portanto, utilizar um indicador de acompanhamento de tendência, como uma média móvel. Um trader interessado em pequenos movimentos com pequenos ganhos frequentes pode estar mais interessado em uma estratégia baseada na volatilidade. Novamente, diferentes tipos de indicadores podem ser usados para confirmação. A figura 2 mostra as quatro categorias básicas de indicadores técnicos com exemplos de cada uma.
Os traders têm a opção de comprar sistemas de negociação "black box", que são estratégias proprietárias comercialmente disponíveis. Uma vantagem para a compra desses sistemas de caixa preta é que toda a pesquisa e o backtesting foram teoricamente feitos para o trader; a desvantagem é que o usuário está "voando às cegas", já que a metodologia geralmente não é divulgada e, muitas vezes, o usuário não pode fazer nenhuma personalização para refletir seu estilo de negociação. (Saiba como os sistemas de caixa preta funcionam com os ETFs inteligentes para aprimorar seu portfólio com ETFs inteligentes.)
Indicadores sozinhos não fazem sinais de negociação. Cada trader deve definir o método exato no qual os indicadores serão usados para sinalizar oportunidades de negociação e desenvolver estratégias. Os indicadores podem certamente ser usados sem serem incorporados em uma estratégia; entretanto, as estratégias técnicas de negociação geralmente incluem pelo menos um tipo de indicador. Identificar um conjunto absoluto de regras, como com uma estratégia, permite que os investidores façam o backtest para determinar a viabilidade de uma determinada estratégia. Também ajuda os operadores a entender a expectativa matemática das regras ou como a estratégia deve funcionar no futuro. Isso é crítico para os traders técnicos, pois ajuda os negociadores a avaliar continuamente o desempenho da estratégia e pode ajudar a determinar se e quando é hora de fechar uma posição.
Os comerciantes costumam falar sobre o Santo Graal - o segredo comercial que levará a uma lucratividade instantânea. Infelizmente, não existe uma estratégia perfeita que garanta o sucesso de cada investidor. Cada comerciante tem um estilo único, temperamento, tolerância ao risco e personalidade. Como tal, cabe a cada comerciante aprender sobre a variedade de ferramentas de análise técnica disponíveis, pesquisar como elas funcionam de acordo com suas necessidades individuais e desenvolver estratégias com base nos resultados. (Para mais, confira Survive The Trading Game.)
Melhores indicadores técnicos para o dia de negociação.
Com muitos indicadores técnicos, veja como reduzi-los a alguns.
O MACD, o RSI, a média móvel, Bollinger Bands, stochastics e a lista continuam, mas quais são os melhores indicadores técnicos para o day trading? Os comerciantes de dia precisam agir rapidamente, portanto, tentar monitorar muitos indicadores se torna demorado, contraproducente e provavelmente deteriorará o desempenho. Quando o dia de negociação - seja ações, forex ou futuros - mantenha-o simples. Use apenas alguns indicadores, no máximo, ou não usar qualquer um é bom também.
Considere estas dicas para encontrar o melhor dia de negociação indicador (s) para você.
Day Trading com indicadores ou sem indicadores.
Os indicadores são apenas manipulações de dados de preços ou dados de volume, portanto, muitos comerciantes de dia não usam indicadores. Os indicadores não são necessários para negociações lucrativas. Pratique a negociação com base na ação do preço e há pouca necessidade de indicadores. Dito isso, um indicador ajuda algumas pessoas a verem coisas que podem não ser óbvias no gráfico de preços. Por exemplo, o preço está tendendo mais alto, mas está perdendo força. Para alguém que não está acostumado a ler a ação do preço (analisando como o preço está se movendo) isso pode ser difícil de ver, mas os indicadores podem torná-lo mais óbvio. Infelizmente, os indicadores vêm com seus próprios conjuntos de problemas, sinalizando uma reversão cedo demais ou tarde demais (consulte Não negociar divergência do MACD até que você leia isso).
Os indicadores não são inerentemente bons ou maus, eles são apenas uma ferramenta e, portanto, se são prejudiciais ou úteis, depende de como eles são usados.
Muitos indicadores de negociação são redundantes.
Muitos indicadores são quase exatamente os mesmos, com pequenas variações. Um pode ser baseado em movimentos percentuais, enquanto outro é baseado no movimento do dólar (PPO e MACD). Além disso, os indicadores podem fazer parte da mesma família. & # 34; Exemplos disso incluem o MACD, stochastics e RSI.
Embora eles possam parecer um pouco diferentes, geralmente basta usar um. Ter todos os três em seu gráfico não vai melhorar as chances de seus negócios, porque todos esses indicadores vão lhe dar praticamente a mesma informação na maioria das vezes.
Mesmo uma média móvel (MA) e um MACD podem fornecer as mesmas informações. Se você usar um indicador MACD (12,26) e também adicionar MAs de 12 e 26 períodos ao gráfico de preço, o indicador MACD e os MAs informarão a mesma coisa. De fato, tudo o que o MACD faz é mostrar até que ponto a média móvel de período 12 está acima ou abaixo da média móvel de 26 períodos. Quando o MACD cruza acima ou abaixo do zero a linha, isso significa que a média móvel de 12 períodos cruzou acima ou abaixo do período de 26. Se você adicionasse esses indicadores ao seu gráfico, eles sempre confirmariam um ao outro, porque estão usando a mesma entrada.
Se você optar por usar indicadores, escolha apenas um de cada um dos quatro grupos a seguir (se necessário, lembre-se de que os indicadores não precisam ser negociados com lucro). Mesmo escolhendo apenas um de cada grupo poderia levar a redundâncias e desordem, sem fornecer uma visão adicional.
Osciladores: Este é um grupo de indicadores que sobem e descem, muitas vezes entre limites superiores e inferiores. Os osciladores populares incluem o RSI, o Stochastics, o Commodity Channel Index (CCI) e o MACD.
Volume: Além do volume básico, também há indicadores de volume. Normalmente, eles combinam volume com dados de preço, na tentativa de determinar o quão forte é uma tendência de preço. Indicadores de volume populares incluem Volume (simples), Chaikin Money Flow, On Balance Volume e Money Flow. Sobreposições: são indicadores que se sobrepõem ao movimento de preços, ao contrário de um indicador MACD, por exemplo, que é separado do gráfico de preços. Com as sobreposições, você pode optar por usar mais de uma, pois suas funções são muito variadas. Sobreposições populares incluem Bandas de Bollinger, Canais de Keltner, SAR Parabólica, Médias Móveis, Pontos de Pivô e Extensões e Retracements de Fibonacci. Indicadores de amplitude: Este grupo inclui quaisquer indicadores que tenham a ver com o sentimento do negociador ou o que o mercado mais amplo está fazendo. Estes são principalmente relacionados ao mercado de ações, e incluem Trin, Ticks, Tiki e Advance-Decline Line.
Há pouca necessidade de mais de um oscilador, amplitude ou indicador de volume. No entanto, você pode encontrar usos para algumas sobreposições, ajudando a indicar mudanças de tendência, níveis de comércio e áreas de potencial suporte ou resistência. Domine usando ação de preço e sobreposições e você provavelmente não precisará dos outros tipos de indicadores.
Combinando Indicadores de Negociação Diurna.
Considere escolher escolher um ou dois indicadores para ajudar nas entradas e saídas, respectivamente. Por exemplo, um RSI pode ser usado para ajudar a isolar a tendência e os pontos de entrada. Em uma tendência de alta, o RSI deve se estender acima de 70 em ralis e permanecer acima de 30 em recuos. Este guia simples pode ajudar a confirmar a tendência, destacar as oportunidades de negociação e ver quando o mercado pode estar mudando a direção da tendência.
Uma média móvel, ATR Stops (Chandelier Exits) ou Moving Average Envelopes pode então ser aplicada ao gráfico (sobreposições) para auxiliar nas saídas. Por exemplo, um deles poderia ser usado como uma perda de estoque em trending trades. Se a tendência for alta, procure sair se o preço cair abaixo da linha (que ficará abaixo do preço à medida que o preço subir).
Este é apenas um exemplo de como os indicadores podem ser combinados. Quais indicadores são escolhidos depende de como um comerciante negocia e em que período de tempo. Calibre cada indicador (através das configurações do indicador) para os ativos específicos, o período de tempo e a estratégia que está sendo negociada. A configuração padrão no indicador pode não ser a ideal, portanto, altere-os para garantir que eles forneçam os melhores sinais para as negociações realizadas. As configurações do indicador podem exigir ajustes ocasionalmente, conforme as condições do mercado mudam com o tempo.
Palavra final sobre o melhor indicador para o dia de negociação.
Infelizmente, não existe um único indicador que seja o melhor para o dia de negociação. Indicadores técnicos são apenas ferramentas, eles não podem produzir lucros. Os lucros exigem que um trader use seus indicadores e habilidades de análise de preço da maneira correta (veja Day trading False Breakouts). Isso requer prática. Quaisquer que sejam os indicadores que você decida usar, limite-os a um a três (ou até mesmo zero é bom). Usar mais indicadores é redundante e pode, na verdade, levar a um pior desempenho.
Conheça bem o (s) seu (s) indicador (es): Quais são os seus inconvenientes? Quando normalmente produz sinais falsos? Que bons negócios ele faz falta (falha em sinalizar)? Tende a dar sinais cedo demais ou tarde demais? O indicador pode ser usado para acionar um negócio, ou apenas alertá-lo sobre uma transação potencial (bom momento ou tempo ruim)?
Conheça as coisas sobre os indicadores que você usa e você estará no caminho para usá-lo de forma mais produtiva.
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